MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL EM COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Jun 5, 2016

5 de Junho de 2016

“A observância do Dia Mundial do Ambiente deste ano destaca o necessário foco no tráfico ilegal de vida selvagem. Existe uma séria causa para alarme. Elefantes estão sendo abatidos por seu marfim, rinocerontes pelos chifres e pangolins pelo seu couro. De tartarugas marinhas a tigres e pau-rosa, milhares de espécies de animais selvagens e plantas estão cada vez mais próximas de sofrerem extinção.

As empresas e os indivíduos envolvidos são motivados unicamente pelo lucro a curto prazo à custa do benefício a longo prazo para as comunidades e habitats. Em muitos casos, eles agem em cumplicidade com redes de crime organizado transnacional e grupos activamente envolvidos em desestabilizar as nações.

As Nações Unidas e seus muitos parceiros resolveram enfrentar este comércio ilícito, inclusive estabelecendo metas claras para pôr fim à caça furtiva nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovada no ano passado por todos os 193 Estados-membros. No mês passado, na segunda Assembléia Ambiental das Nações Unidas em Nairobi, que lançou um "Wild For Life" UN campanha global, liderada liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES). A campanha pede a todos que se comprometem a acabar com o comércio ilegal de espécies selvagens, de cidadãos comuns, que podem garantir que eles não compram produtos proibidos, aos governos, que podem prosseguir as mudanças ao implementar de políticas efectivas para proteger as espécies e ecossistemas.

Angola, que é anfitrião mundial Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, tem alertado de que ele não vai mais tolerar a venda de produtos ilegais animais selvagens, e está a reforçar a legislação e aumentará os controlos nas fronteiras como parte dos esforços para restaurar populações de elefantes que foram devastadas pelo país de guerra civil. Essa acção endereça uma forte mensagem de que as espécies selvagens de plantas e animais são um bem precioso que deve ser gerida de forma sustentável e protegido do comércio ilegal.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, exorto as pessoas e os governos em todos os lugares para superar a indiferença, combater a ganância e tomar acções para preservar nosso patrimonio natural em benefício desta e das futuras gerações.

 

Contact information

Click / tap here to add contact info