MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL PARA O DIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA

May 22, 2016

22 de Maio de 2016

A biodiversidade e os serviços ecossistémicos que a suportam são as bases para a vida na Terra e os meios de vida e bem-estar das pessoas em todos os lugares. Proteger a biodiversidade e prevenir novas perdas é um investimento essencial no nosso futuro colectivo.

A biodiversidade é uma questão transversal importante na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O objectivo 15 reconhece explicitamente a importância de deter a perda da biodiversidade, e outros objectivos reconhecem a importância da diversidade biológica na erradicação da pobreza, no fornecimento de comida e de água doce e na melhoria da vida nas cidades. É fundamental que façamos progressos na integração da biodiversidade, transformando a forma como as sociedades fazem a gestão e a valorização.

Apesar dos numerosos compromissos, a perda de biodiversidade continua crescendo aceleradamente em todas as regiões. Apenas 15 por cento dos países estão no caminho para atingir as Metas de Aichi sobre a biodiversidade até à data prevista de 2020. Além disso, a expansão esperada dos sectores que dependem e afectam a biodiversidade - incluindo agricultura, silvicultura, pesca e aquicultura - vai representar um desafio significativo para deter a perda de biodiversidade nas próximas décadas.

A inversão destas tendências exige uma acção de todos os sectores e partes interessadas, a partir dos Estados-Membros das Nações Unidas e agências para a sociedade civil, universidades e empresas. Precisamos melhorar as pesquisas e temos de agir sobre a evidência de que a biodiversidade é essencial para alcançar objectivos sociais e económicos.

O uso responsável dos recursos naturais é essencial para o desenvolvimento sustentável. A integração da biodiversidade irá garantir que o direcionamento das necessidades de desenvolvimento e a protecção do ambiente se apoiem mutuamente.

Neste Dia Internacional da Biodiversidade, encorajo todos os Governos e as partes interessadas para preservar e gerir de forma sustentável a variedade de vida na Terra para o benefício das gerações atuais e futuras. Preservar a diversidade biológica é uma parte vital do nosso compromisso uns com os outros e com o planeta que nos alimenta.

Contact information

Click / tap here to add contact info