Mais Angolanos são formados no âmbito do BRIDGE pós-eleitoral

Dec 15, 2017

O Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas em Angola e Representante Residente do Programa das Nações Unidas em Angola (PNUD), Dr. Pier Paolo Balladelli, fez entrega na sexta-feira dia 15 de Dezembro de certificados aos participantes na Formação BRIDGE do módulo sobre resolução de disputas eleitorais que contou com 27 participantes e três (3) co-facilitadores, realizado na cidade de Luanda. Esta cerimónia foi o culminar de 12 dias de trabalhos de preparação e de formação BRIDGE pós-eleitoral que iniciou com o módulo sobre administração eleitoral nos dias 6-8 de Dezembro, cuja cerimónia de certificação foi presidida pelo Director do PNUD em Angola, Henrik Larsen no dia 8 de Dezembro de 2017.  

Paolo Balladelli felicitou os participantes durante a cerimónia, realçando a importância destas formações para o desenvolvimento de capacitação eleitoral em Angola e para os países da Região Africana, e encorajou os participantes a empreenderem com coragem a responsabilidade que lhes cabe de disseminar os novos conhecimentos adquiridos. O Coordenador Residente também felicitou a parceria entre a Comissão Nacional Eleitoral (CNE), o PNUD e a Sociedade Civil através do OBEA (Observatório Eleitoral Angolano) na realização desta acção que deu continuidade ao apoio prestado antes do pleito eleitoral no mês de Agosto. Balladelli realçou ainda que” as eleições são um instrumento central ao fortalecimento democrático e a sua credibilidade é essencial, por isso é preciso desenvolver capacidades”.

Recorde-se que, no contexto do apoio prestado antes do pleito em Agosto último, foram realizadas três formações BRIDGE sobre educação cívica eleitoral, observação eleitoral e eleições e género aos níveis nacional e municipal, fruto dos quais a CNE credenciou mais de 400 observadores nacionais da sociedade civil Angolana que fizeram a cobertura de 925 assembleias de voto e 271 centros de voto em 39 municípios e em 13 províncias.