ONU disponibiliza-se para trabalhar com o Governo de Angola nas políticas de integração dos idosos

Nov 30, 2017

Luanda, 30 de Novembro de 2017 – A ONU fez-se representar pelo Coordenador do Sistema das Nações Unidas em Angola e Representante Residente do PNUD, Paolo Balladelli, para unir-se à celebração do Dia da Pessoa Idosa, organizada pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, na passada quinta-feira, dia 30 de Novembro. O lema deste ano foi “Pessoa Idosa Protegida, Família Feliz” e o acto central teve lugar no Município de Bula Atumba, na Província do Bengo.

Em 2050, o mundo terá 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos e consideradas idosas. Mas o envelhecimento da população significa também o triunfo do desenvolvimento: as pessoas vivem mais porque têm mais acesso à saúde, higiene e educação, melhor nutrição e bem-estar económico. O Representante das Nações Unidas disse que “a ONU se disponibiliza para trabalhar com o Governo nas políticas e programas de protecção social na quais um aspecto importante é a prestação e valorização dos idosos em Angola, para consolidar sociedades justas, pacíficas e equitativas, nas quais ninguém é deixado para trás, como sublinha a agenda 2030 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A Ministra da Acção Social, Dra. Victória Correia da Conceição, reiterou, por seu lado, o “compromisso do Executivo em continuar a trabalhar e a desenvolver esforços em vários âmbitos, incluindo o legal, para a protecção dos idosos, com o objectivo principal de combater a pobreza no seio das suas famílias, e tendo sempre em mente os objectivos e metas de desenvolvimento promovidos pelo Sistema das Nações Unidas”.

A ONU considera que uma pessoa idosa é um recurso, um talento, que pode contribuir activamente na sociedade e ajudar na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e que é fundamental lutar contra a sua discriminação nesta fase da sua vida, em que se  podem sentir mais vulneráveis física e emocionalmente. No evento em Bula Atumba, vários idosos fizeram-se acompanhar dos seus familiares mais jovens para juntos celebrar a vida e comemorar com muita alegria os seus longos anos de sabedoria.

Fotos: Ministra da Acção Social, Victória da Conceição, e Coordenador Residente da ONU, Paolo Balladelli, no Dia do Idoso em Bula Atumba

© UN Angola