Apresentação sobre o progresso de implementação da Agenda 2063 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Oct 18, 2017

A edição 2107 do Relatório da Agenda 2063 sobre o Desenvolvimento Sustentável Africano, foi apresentado hoje, durante a Conferência Permanente da Missão da União Africana às 13h15 em Adis Abeba, Etiópia.

O Relatório é elaborado e publicado anualmente num esforço conjunto da Comissão da União Africana (CUA), da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (CEA), do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Escritório Regional para a África (PNUD-RBA) e visa avaliar o desempenho da domesticação Africana e implementação das Agendas 2063 e 2030 para o Desenvolvimento Sustentável desde a sua adopção em 2013 e 2015, respectivamente.

O documento é o primeiro a acompanhar simultaneamente o progresso nas duas agendas de desenvolvimento sustentável, assim como seu primeiro plano de implementação de dez anos. Isto é possível devido à convergência substancial entre a Agenda 2063 e a Agenda 2030 ao nível dos objectivos, metas e indicadores. Isso é ilustrado por um mapeamento dos vínculos entre as iniciativas globais e continentais referidas no início de cada capítulo.

O Relatório sublinha o lento progresso em direção à redução da pobreza em África, apesar do crescimento acelerado da década passada. Observando a prevalência desproporcional da pobreza entre mulheres e jovens, o documento destaca a falta de inclusão e sustentabilidade do crescimento guiado principalmente pelos commodities e reitera o apelo à transformação estrutural ancorada pela industrialização baseada nos commodities e a redução acelerada da desigualdade.

A publicação está alinhada com o tema do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável de 2017 "Erradicar a pobreza e promover a prosperidade em um mundo em mudança". Ele se concentra nos seguintes seis objectivos do Fórum: Objectivo 1 (Acabar com a Pobreza); Objectivo 2 (Erradicar a Fome); Objectivo 3 (Boa Saúde e Bem-estar); Objectivo 5 (Igualdade de Gênero); Objectivo9 (Indústria, Inovação e Infra-estrutura); e Objectivo 14 (Proteger a Vida sobre a Água).

Relatório disponível em: http://www.africa.undp.org/content/rba/en/home/library/reports/africa-sustainable-development-report.html