Agências das Nações Unidas e parceiros promovem reflexão sobre Desenvolvimento Sustentável, no quadro da Semana Global dos ODS 2017

Sep 21, 2017

Luanda, 21 de Setembro de 2017 - As Agências das Nações Unidas e seus parceiros em Angola juntaram-se esta quinta-feira, 21 de Setembro,  para assinalarem a Semana Mundial sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com um forte compromisso colectivo para acelerar a sua implementação no país.

A cerimónia foi presidida pelo Coordenador-Residente das Nações Unidas em Angola, Dr. Pier Paolo Balladelli, na presença do Dr. Milton Reis, Director Nacional do Planeamento, Dr. Rui Xavier, Director Adjunto do departamento de relações internacionais do Ministério das Relações Exteriores,   Dr. Camilo Ceitas,  Director do Instituto Nacional de Estatistica, assim como dos Chefes das Agências e funcionários das UN.

Ao iniciar a cerimónia sobre a apresentação do Relatório Mundial sobre os progressos e desafios neste segundo ano da implementação dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, o Coordenador-Residente das Nações Unidas expressou o apoio das Nações Unidas ao Governo angolano para que as metas do desenvolvimento sustentável sejam atringidas e desejou que esse esforço conjunto permita alcançar as metas globais. «O relatório que hoje apresentamos vai-nos permitir reflectir sobre a necessidade de se acelerar a implementação dos ODS em Angola e de especialmente, redobrar os esforços das Nações Unidas no apoio ao país, para que tais objectivos fundamentais sejam alcançados», disse ele.

De referir que a apresentação do Relatório Mundial sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS),  esteve a cargo da Sénior Economista do PNUD, Dra. Glenda Gallardo, que ao iniciar a sua apresentação destacou a Mensagem do Secretário-Geral de “não deixar ninguem para trás” ao reduzir as desigualdades dentro e entre os países, alcançar os mais vulneráveis e fortalecer nossa missão de promover sociedades inclusivas e pacíficas para o desenvolvimento sustentável. Ainda referiu, que em termos dos dados divulgados ao nível Regional, são necessárias acções focalizadas nas pessoas que ainda vivem com menos de 1,90 dólares americanos por dia, bem como na redução das mortes maternas, no acesso à educação de qualidade para todos, na promoção da igualdade do género, na criação de oportunidades de emprego  para jovens , na defesa dos direitos humanos e da garantia da paz e da segurança.

Salienta-se que a cerimónia contou com a participação activa e partilha de mensagens-chave sobre os avanços e os desafios sobre o Desenvolvimento Sustentável proferidas pelos Directores Nacionais, bem como algumas contribuições por parte dos funcionários das Nações Unidas

A Semana Mundial dos  ODS  está a ser celebrada de 16 a 23 de Setembro,  paralelamente à realização da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, e inclui eventos como palestras, debates e encontros de reflexão sobre a construção de um planeta mais seguro, saudável e inclusivo.

Recorde-se que Angola, como um dos 150 países signatários dos ODS, participou na Cimeira das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável de 25 de Setembro de 2015 e adoptou a nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030).

Discurso proferido pelo Coordenador Residente das Nações Unidas em Angola, Dr. Pier Paolo Balladelli