Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, 16 de Setembro

Sep 16, 2017

A Camada de Ozono, um escudo de gás frágil, protege a Terra da parte nociva dos raios do sol, ajudando assim a preservar a vida no planeta.

A eliminação progressiva das utilizações controladas de substâncias que destroem a camada de ozono e as reduções relacionadas não só ajudaram a proteger a camada de ozono para esta e as gerações futuras, mas também contribuíram significativamente para os esforços globais para enfrentar as alterações climáticas; Além disso, protegeu a saúde humana e os ecossistemas, limitando a radiação ultravioleta prejudicial de atingir a Terra.

Cuidando toda a vida sob o sol

Este ano marca o 30º aniversário do Protocolo de Montreal. Como parte das comemorações do aniversário, a Secretaria do Ozono iniciou uma campanha de celebração do Dia Mundial do Ozono.

A campanha #OzoneHeroes lançada no dia 14 de Setembro buscará celebrar as principais realizações do Protocolo de Montreal na protecção da camada de ozono e do clima, para aumentar o reconhecimento público do sucesso e impacto do Protocolo e para gerar mais apoio ao Protocolo e seu novo mandato para eliminar os hidrofluorocarbonos que se aquecem pelo clima sob a Emenda Kigali, adoptada em 2016.