‘’Thursday@3’’ apresenta a ferramenta Certificação de Igualdade de Género

Aug 7, 2017

Para promover a igualdade de género, tanto com o objetivo de desenvolvimento como parte integrante de como a própria organização funciona, o PNUD criou o programa de certificação corporativa de igualdade de género – Certificação de Igualdade de Género (UNDP – Gender Equality Seal). Este programa foi apresentado na última quinta-feira ao escritório do PNUD Angola, num dos seus encontros semanas ‘’Thursdays@3’’ que tem como objetivo o aumento de oportunidades de aprendizado.

O ‘’UNDP Gender Equality Seal´´ (GES) é um processo de certificação corporativa que reconhece o bom desempenho dos escritórios do PNUD com resultados e impacto na igualdade de género. Teve inicio em 2011 e até então 59 escritórios do PNUD já foram certificados. O próximo programa do GES está previsto iniciar ainda em 2017, tendo como duração média 18 meses. O PNUD Angola pretende participar no próximo programa 2017-2018, assumindo o compromisso de avaliar e melhorar o seu desempenho no fornecimento de resultados de igualdade de género.

Neste âmbito, o escritório aproveitou também a oportunidade para distribuir um inquérito “Termómetro de Género”, para avaliar a percepção da igualdade de género no local de trabalho.Este inquérito vai ajudar o Grupo Focal de Género do PNUD em Angola a avaliar o quanto o staff do escritório está sensibilizado ou domina questões relacionadas ao género.

Esta Certificação permite estabelecer uma linha de base, estratégias, identificar lacunas, desafios, melhorar documentação, avaliar os resultados e impacto e providênciar apoio técnico para capacitação.

Reitera-se que o plano estratégico do PNUD para a igualdade de género, 2014-2017, descreve três áreas principais de trabalho: (A) Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável; (B) Crescimento Inclusivo e Governação Democrática efetiva; e (C) Prevenção de Crises e Recuperação.

O Selo de Igualdade de Gênero é uma iniciativa que gera incentivos para o trabalho sólido na igualdade de gênero e ajuda a melhorar a eficiência organizacional para produzir resultados e maior consistência de desempenho em toda a organização.