“YouthConnekt Cimera Africa 2017”

Jul 21, 2017

Ruanda, Kigali, 21 de Julho de 2017

Extractos do Discurso do Director Regional, PNUD África, Abdoulaye Mar Dieye

Durante a sua intervenção Abdoulaye Mar Dieye apontou que “ A nossa Conferência colocou diante de nós uma série de perguntas tão cruciais, que exigem respostas de todos nós antes de sairmos daqui hoje - como é que vamos criar, na África, e em 2020, cerca de 50 milhões de empregos, para absorver a força de trabalho crescente? ; e como podemos dar espaço e oportunidade para explorar o potencial criativo dos mais de 220 milhões de jovens no continente? Como transformar as nossas economias, melhorar significativamente o emprego dos jovens, e assentar o nosso continente em um caminho firme para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) acordados internacionalmente e da África que Queremos!

Mar destacou,  “Eu gostaria de reiterar o compromisso do PNUD e das Agências da ONU para continuar a parceria com Ruanda em intensificar o nosso apoio a YouthConnekt Ruanda e seu expansão para outros países africanos. Vamos fornecer apoio técnico e financeiro para a criação do centro regional aqui em Kigali e o projeto do Fundo de Inovação e Empoderamento YouthConnekt África; e nós assumiremos a parceria com o Governo do Ruanda e o BAD para co-anfitrião da próxima Cimeira África YouthConnekt”.

O Director Regional do PNUD África ressaltou ainda, o “nosso apoio colectivo pode ajudar a libertar o seu espírito empreendedor, para que todos possamos ceifar os frutos desta terra de oportunidades, chamada África. Nossos jovens merecem mais de todos nós. Comecemos a trabalhar dando-lhes mais espaço e  confiança para que possam exercer plenamente sua criatividade e se tornem líderes engajados e agentes de mudança. Este é o caminho a percorrer se quisermos resolver a questão lancinante do desemprego juvenil e construir um futuro melhor para o presente no continente”.

PNUD Angola

O trabalho de inovação inclusiva dos cidadãos angolanos com apoio do PNUD em Angola, realiza-se em parceria com o Governo, sector privado, com a Academia e também com MEDIATECAS, Cooperativas, e empreendedores, com foco em novas tecnologias e novas abordagens para um desenvolvimento mais inclusivo.

Várias inciativas têm sido levadas a cabo pelo  PNUD em Angola, nomedamente o reforço de capacitação profissional, agronegócios e meios de subsistência sustentável e protecção social que já beneficiou mais de 130.000 jovens/mulheres em 18 províncias. Igualmente, o PNUD em parceria com o programa ITC Programme SEEDS of FUTURE aumentou a capacidade das bibliotecas beneficiando mais de  30.000 alunos nas MEDIATECAS com acesso a computadores e aprendizagem facilitada.

Para aprimorar a implementação do Empreendorismo, em parceria com o Governo, o PNUD apoiou o estabelecimento de quatro novos Centros de Empreendedorismo com transferência de conhecimentos e certificação para 2000 jovens (800 meninas), que beneficiaram de formação e estágios profissionais.

O apoio do PNUD na promoção de agronegócios levaram a soluções de desenvolvimento mais inclusivas, designadamente o apoio para a legalização da Sociedade Cooperativa TWEYE KU PHOLO, com 13.000 pequenos agricultores na província rural de Malanje. O estatuto jurídico melhorou laços comerciais e de cooperação com os principais clientes da cooperativa, aumentou de igual modoa produtividade e eficiência no provisionamento de bens agricolas. Além disso, os investimenyos reforçaram as boas praticas e e técnicas sustentáveis de produção, através da formação para 1000 pequenos agricultores no sector da horticultura.

Discurso inaugural do Director Regional, PNUD África, Abdoulaye Mar Dieye (na versão portuguesa)

Para mais informações sobre “YouthConnekt Africa Summit 2017”, acesse os seguintes links:

http://www.africa.undp.org/content/rba/en/home/presscenter/speeches/2017/07/21/youthconnekt-africa-summit-2017-introductory-remarks-by-abdoulaye-mar-dieye/

http://www.africa.undp.org/content/rba/en/home/presscenter/speeches/2017/07/20/abdoulaye-mar-dieye-keynote-speech-at-2017-youthconnekt-africa-summit/