Ministério da Justiça promove debate público sobre Direitos Humanos e ODS

Jul 19, 2017

Luanda, 18 de Julho de 2017 - Um seminário sobre os Direitos Humanos e os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) decorreu hoje no Auditório do Instituto Nacional de Estatística (INE), numa promoção conjunta entre o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola.

A cerimonia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para os Direitos Humanos, Dr. António Bento Bembe, Directora Adjunta do INE, Dra. Ana Paula Machado, e o Director do PNUD em Angola, Dr. Henrik Fredborg Larsen. Na sua intervenção, O Director do PNUD elogiou o evento  por abordar a ligação entre o “Desenvolvimento e Direitos Humanos”.

No encontro, foram debatidos e analisados os  temas relacionados aos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável e a Visão das Nações Unidas, apresentado pela Dra. Glenda Gallardo, Conselheira Económica Sénior do PNUD;  sobre a Transversalidade dos Direitos Humanos nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em Angola, apresentado pelo Dr. Sérgio Calundungo,  Consultor/ Especialista, e  sobre o Objectivo 16: Paz, Acesso à Justiça e Instituições Eficazes, moderado pelo Dr. Zeferino Teka, Coordenador da Unidade de Governação do PNUD.

Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) são um conjunto de 17 objetivos adotados pelos países em Setembro de 2015, que constituem um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem da paz e prosperidade. Cada objetivo tem metas específicas a serem alcançadas até 2030.

Os direitos humanos e a governação constituem um meio para alcançar a maioria dos 17 ODSs assumidos por Angola.Ao mesmo tempo, o ODS 16 estabelece metas específicas para paz, justiça e  inclusão.

Discurso do Direitor do PNUD em Angola, Henrik Larsen