IIª Edição do Curso de Pós-graduação em Gestão de Finanças Públicas nos PALOP e Timor-Leste lançado hoje em Luanda

Jul 10, 2017

Luanda, 10 de Julho de 2017. O Instituto de Formação em Gestão Económica e Financeira dos PALOP (IGEF), uma organização dos PALOP, lançou hoje em Luanda , a IIª Edição do Curso de Pós-graduação em Finanças Públicas que vai beneficiar cerca de 60 quadros provenientes dos PALOP e Timor-Leste, dentre Quadros Superiores dos Ministérios das Finanças, Bancos Centrais, Unidades de Informação Financeira e demais instituições beneficiárias do IGEF nos PALOP e Timor Leste.   

A ser ministrado pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), o curso visa aprimorar as competências técnicas dos formandos. O curso realiza-se sob a tutela do IGEF em cooperação com o Projecto de Reforço das Competências Técnicas e Funcionais das Instituições Superiores de Controlo (ISCTE) e com o Instituto Universitário de Lisboa (IUL).

A sessão de abertura foi presidida pela Secretária de Estado para o Orçamento, Dra. Aia-Eza Nacilia Gomes da Silva,  o Secretário de Estado para o Investimento Publico, Dr. Tui Augusto Tito, o Embaixador da União Europeia, Dr. Tomás Ulicny, e o Director do PNUD em Angola, Henrik Fredborg Larsen. Na sua intervenção, Henrik Larsen destacou que "esta segunda edição do Curso oferece uma continuidade importante, porque o número de beneficiários vai aumentar, e é também um marco importante para o projecto do IGEF para o contínuo  fortalecimento e desenvolvimento da capacidade de gestão financeira nos PALOP”. Igualmente, Henrik Larsen reiterou o compromisso do PNUD em “continuar a apoiar os PALOP nos esforços de fortalecimento da governação económica”.

Recorde-se que desde 2014, que o PNUD tem vindo a apoiar o reforço das capacidades técnicas das instituições superiores de controlo das finanças públicas nos PALOP e em Timor Leste, através do Projecto Pro- PALOP-TL ISC que é implementado com os fundos disponibilizados pela União Europeia. As sinergias desenvolvidas com o IGEF durante a implementação deste projecto foi uma base fundamental para o desenvolvimento da IIª Edição do curso.

Discurso proferido pelo Director do PNUD em Angola, Henrik Fredborg Larsen