Dia Mundial dos Refugiados – Director do PNUD integra comitiva da ONU para uma visita aos Centros de Refugiados na Lunda Norte

Jun 20, 2017

Dundo, 20 de Junho de 2017 – No âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Refugiados (20 de Junho), o Director do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, Henrik Fredborg Larsen, deslocou-se de 19 a 21 Junho, à província de Lunda-Norte, integrando a Delegação da ONU, para uma visita aos Centros de Acolhimento dos refugiados congoleses  e dos trabalhos realizados até então, tanto a nível humano como social, bem como as capacidades de resposta e apoio do Sistema das Nações Unidas em Angola.

“Nesse dia tão importante, quero expressar a nossa preocupação e a nossa solidariedade com os refugiados e reafirmamos o nosso compromisso de apoiar a comunidade local e o governo”. frisou Henrik Fredborg Larsen, face à situação dos refugiados congoleses na região.

Recorde-se que, em causa estão os conflitos étnico-políticos no Kasai e Kasai Central, na R.D. Congo, que desde meados de 2016 estão a afectar essa população vizinha e que Angola já recebeu mais de 25.000 refugiados congoleses da região. Salienta-se que, as Agências das Nações Unidas em Angola reconhecem o trabalho realizado pelo Governo Angolano em termos de recepção e assistência humanitária para acolher as pessoas nas fronteiras.

O Secretário-geral da ONU, António Guterres, na sua mensagem para marcar o Dia Mundial dos Refugiados, afirmou que os refugiados "nunca perderam os sonhos para seus filhos" ou a vontade de melhorar o mundo. Ao mesmo tempo, Guterres afirmou que os refugiados pedem muito pouco em troca, querem apenas o apoio da comunidade internacional nesse momento de maior necessidade e também solidariedade.

As Agências das Nações Unidas, sob a coordenação da ACNUR estão a apoiar o Governo angolano neste processo e nos dois Centros de Acolhimento dos refugiados com protecção, alimentos, água potável, assistência médica aos refugiados congoleses.