Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

Jun 17, 2017

A Desertificação é a degradação des terras em áreas sub-húmidas áridas, semi-áridas e secas. Ela é causada principalmente por actividades humanas e variações climáticas. A desertificação não se refere apenas à expansão dos desertos existentes. Isto ocorre porque os ecossistemas das zonas secas, que cobrem mais de um terço da área terrestre do mundo, são extremamente vulneráveis ​​à sobre-exploração e uso de solos impróprios. Pobreza, instabilidade política, desflorestação, sobrepastoreio e práticas de má irrigação, podem destrutir a produtividade da terra.

Mais de 250 milhões de pessoas são directamente afectadas pela desertificação, e cerca de um bilhão de pessoas em mais de cem países estão em risco. Estas pessoas vivem em países do mundo e representam as populações mais pobres, mais marginalizadas e os cidadãos políticamente fracos.

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é celebrada a cada ano para promover a sensibilização do público para os esforços internacionais de combate à desertificação. O dia é um momento único para lembrar a todos que a degradação dos solos é alcançável através da resolução de problemas, forte participação comunitária e a cooperação em todos os níveis.

"A degradação da terra e a migração"

Este ano, o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca pretente examinar a importante ligação entre a degradação das terras e a migração. Entre outros, a degradação ambiental, a insegurança alimentar e a pobreza são causas de desafios da migração e desenvolvimento.

Em apenas 15 anos, o número de migrantes internacionais em todo o mundo aumentou de 173 milhões em 2000 para 244 milhões em 2015.

A celebração deste ano analisa as formas específicas das comunidades locais podem construir resiliência contra os desafios de desenvolvimento actuais através de práticas de gestão sustentável dos solos. Este dia deve lembrar a todos o importante papel do solo na produção de alimentos e geração de emprego localmente, bem como a sua capacidade de contribuir para a sustentabilidade, estabilidade e segurança de locais afectadas pela desertificação.

Desertificação e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável declara que "estamos determinados a proteger o planeta da degradação,  através de consumo e produção sustentáveis, gestão sustentável do natural os seus recursos e tomar medidas urgentes sobre as alterações climáticas, para que ele possa suportar as necessidades do presente e das gerações futuras", especificamente o ODS 15 .