"Corrupção: um obstáculo para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável"

Dec 9, 2016

Mensagem do Secretario Geral das Nações Unidas, no Dia Internacional Contra a Corrupção

09 de Dezembro de 2016

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é o novo e inspirador manifesto mundial para transformar o nosso mundo e construir um futuro melhor para todos. Mas, à medida que nos empenhamos nesta jornada crucial de implementação, uma grande barreira está no nosso caminho: a corrupção.

Nenhum país está imune, e cada país tem a responsabilidade de acabar com a corrupção.

A corrupção estrangula pessoas, comunidades e nações. Enfraquece a educação e a saúde, prejudica os processos eleitorais e reforça as injustiças pervertendo os sistemas de justiça penal e o Estado de Direito. Ao desviar fundos nacionais e estrangeiros, a corrupção destrói o desenvolvimento económico e social e aumenta a pobreza. É doloroso para todos, mas os mais pobres e vulneráveis ​​sofrem mais.

O tema da observância deste ano é "Corrupção: um impedimento para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável". O Objectivo 16 apela a reduções substanciais da corrupção e do suborno e ao desenvolvimento de instituições eficazes, responsáveis ​​e transparentes em todos os níveis. A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, reforçada pelo seu mecanismo de revisão pelos pares, está a mobilizar a acção para uma governação honesta, transparente e responsável, mas muito mais é necessário.

No Dia Internacional contra a Corrupção, reafirmemos nosso compromisso de acabar com a fraude e a desonestidade que ameaçam a Agenda de 2030 e os nossos esforços para alcançar a paz e prosperidade para todos num planeta saudável.