O SECRETÁRIO-GERAL

Dec 5, 2016

MENSAGEM NO DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Os voluntários trabalham incansavelmente para criar um futuro melhor para todos. Eles contribuem para o bem-estar nacional e mostram solidariedade global em momentos de crise. Vemos isso em ação em todo o mundo, principalmente durante o ano passado, já que voluntários forneceram abrigo e amplo apoio a milhões de refugiados forçados de suas casas por conflitos armados e perseguições.

Os voluntários ajudam a eliminar a pobreza ea reduzir o impacto das catástrofes. No Haiti, vimos os esforços de milhares durante as recentes inundações, ajudando a reconstruir comunidades devastadas. No Sri Lanka, os voluntários foram fundamentais na realização da grande façanha de erradicar a malária. No Mali e na Colômbia, os Voluntários das Nações Unidas estão entre os que trabalham para alcançar a paz.

O voluntariado dá às pessoas mais marginalizadas da sociedade a oportunidade de se envolverem no processo de tomada de decisão. Os voluntários podem usar suas vozes para moldar conversas, questionar normas sociais e promover os valores que todos nós queremos. Os voluntários são fundamentais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Exprimo a minha mais profunda gratidão aos mais de 6.700 Voluntários das Nações Unidas, 12.000 Voluntários Online das Nações Unidas e um bilhão de voluntários da comunidade em todo o mundo. Vocês são todos instrumentos para o futuro das pessoas e do planeta. Seu compromisso e paixão podem agir como inspiração para todos nós.