Mensagem do Secretário-Geral em Comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de Outubro de 2016

Oct 17, 2016

Tema de 2016: “Passar  da humilhação e da exclusão para a participação: Acabar com a pobreza em todas as suas formas”

 

Estamos a caminhar para o final do primeiro ano de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Com os seus 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda 2030 constitui uma visão universal para a paz, a prósperidade e dignidade para todas as pessoas num planeta saudável. A concretização destes objectivos é inconcebível sem o cumprimento do mandato de ODS 1 que é acabar com a pobreza em todas as suas formas.

Actualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas vivem na situação de extrema pobreza e mais de 800 milhões sofrem de fome e desnutrição. Mas a pobreza, não é medida simplesmente pelo rendimento inadequado. Manifesta-se também no acesso restrito à saúde, à educação e aos outros serviços essenciais e, muito frequentemente, pela rejeição ou o abuso de outros direitos humanos fundamentais.

A pobreza é simultaneamente uma causa e uma consequência da marginalização e exclusão social. Para cumprir a promessa da Agenda 2030 para não deixar ninguém para trás, devemos abordar a humilhação e a exclusão das pessoas que vivem na pobreza.

A humilhação e a exclusão são importantes causas de agitação social e, em casos extremos, o extremismo violento que afecta muitas partes do nosso mundo. Mas, na maioria dos casos, as pessoas que vivem na pobreza respondem a esses problemas sociais com capacidade de resistência estóica, sem deixar de trabalhar para fugir da realidade degradante diária.

Todos os Governos e as sociedades têm a obrigação de abordar as desigualdades sócio-económicas sistémicas e facilitar a participação de todas as pessoas que vivem na pobreza extrema, para que possam ajudar a si mesmas, as suas famílias e as suas comunidades, para construir um futuro mais justo, sustentável e próspero para todos.

A Mensagem de celebração de hoje é "Passar da humilhação e da exclusão para a Participação: acabar com a pobreza em todas as suas formas". Devemos derrubar as paredes de pobreza e exclusão que afligem tantas pessoas em todas as regiões do mundo. Devemos construir sociedades inclusivas que promovem a participação de todos. Temos de garantir que as vozes de todos os que vivem na pobreza são escutadas.

Neste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, vamos ouvir e atender as vozes das pessoas que vivem na pobreza. Vamos comprometer-nos a respeitar e a defender os direitos humanos de todas as pessoas e acabar com a humilhação e a exclusão social que as pessoas que vivem na pobreza enfrentam todos os dias, promovendo a sua participação nas iniciativas globais para acabar com a pobreza extrema de uma vez por todas.