Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Internacional da Paz, 21 de Setembro 2016

Sep 21, 2016

Todos os anos, no Dia Internacional da Paz, das Nações Unidas exortam as partes em conflito para que deponham as armas e observem um cessar-fogo global de 24 horas. O simbolismo de um dia sem luta é uma lembrança crucial que o conflito pode e deve chegar a um fim.

Mas a paz é muito mais do que colocar armas de lado. É a construção de uma sociedade global em que as pessoas vivem livres da pobreza e partilham os benefícios da prosperidade. É crescer juntos e apoiar uns aos outros como uma família universal.

O tema do Dia da Paz deste ano destaca as 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável - os ODS - como blocos de construção para a paz. O conflito muitas vezes começa quando as pessoas competem por recursos limitados. A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável  2030 é o nosso plano para evitar  que tais conflitos surjam, certificando-se que ninguém é deixado para trás.

Quando os 193 Estados-Membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade as 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável em Setembro passado, a mensagem era clara.

O desenvolvimento sustentável é essencial para uma paz duradoura, e ambos dependem do respeito pelos direitos humanos. Nós precisamos proteger o nosso planeta. E só trabalhando em conjunto que poderemos fazer com que nossa casa seja segura para as gerações futuras.

Todos nós podemos ser defensores do desenvolvimento sustentável e espalhar a mensagem sobre a Agenda 2030 e os ODS. E todos nós podemos exigir que os nossos governos sejam responsáveis ​​por manter a sua promessa para o futuro.

Vamos trabalhar juntos para ajudar todos os seres humanos alcançar dignidade e igualdade; para construir um planeta mais verde; e para se certificar de que ninguém é deixado para trás.

Neste Dia Internacional da Paz, expressemos o nosso compromisso com a paz, promovendo os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.