Tributo as Vítimas em Missões Humanitárias da ONU no mundo

Aug 19, 2016

Luanda, 19 de Agosto de 2016 – Prestando tributo a todos os trabalhadores humanitários e funcionários das Nações Unidas que perderam suas vidas no cumprimento de suas missões e trabalhando na promoção de acções humanitárias para poupar vidas de homens e mulheres, apoiando as vítimas de conflitos armados e de desastres naturais, o Sistema das Nações Unidas em Angola, celebrou a data em memória das vítimas.

Na ocasião da celebração, os Chefes das Agências e o Coordenador Residente da ONU em Angola, sublinharam que a vida e o bem-estar das pessoas vulneráveis devem-nos guiar sempre nas decisões e apelaram para o cumprimento das funções de staff da ONU como agentes humanitários.

Todos os anos a data é celebrada com um tema especial. Para este ano o tema do Dia Mundial Humanitário é "Uma Humanidade" procurando unir esforços em todo o globo para ajudar todos aqueles que necessitam.

Reitera-se que a data, corresponde ao dia em que o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Sérgio Vieira de Mello, designado como representante especial do Secretário Geral da Nações Unidas para o Iraque, além de outros 21 funcionários e colaboradores da ONU em Baghdad morreram tragicamente, durante o cumprimento de missão de paz, em 2003.

No final os participantes concordaram em documentar as várias experiencias absorvidas durante as missões humanitárias apesar  das dificuldades vividas em algumas situações.