Líder da ONU lança primeiro relatório de acompanhamento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável

Jul 25, 2016

O documento, lançado na última terça-feira, ressalta que o mundo está apenas no início de sua jornada rumo às metas globais, enquanto há desafios para a conquista desses objectivos. “É apenas um bom início, mas vai exigir que toda a família das Nações Unidas e os seus parceiros trabalhem em conjunto. Temos que embarcar numa viagem monumental e histórica", disse o Secretário-geral no Fórum de Alto Nível Político das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF), que decorreu de 11 a 20 de Julho, na sede da ONU em Nova Iorque.

"Devemos todos aprender, nos governos nacionais, autoridades locais, nos negócios e na sociedade civil, e também nas Nações Unidas, a pensar de forma diferente", disse ele, também destacando a necessidade de quebrar barreiras, não só entre o económico, social e os aspectos ambientais do desenvolvimento,  entre os diferentes níveis do governo e entre os sectores público e privado.

O Fórum é uma plataforma central da ONU para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), adoptada em Setembro do ano passado por 193 Estados-Membros.

Com o seu discurso, Ban Ki-moon lançou o primeiro relatório dos ODS, que servirá como uma referência para o período de implementação de 15 anos da Agenda 2030.

Os dados mais recentes mostram que cerca de uma em cada oito pessoas ainda vive em pobreza extrema e quase 800 milhões de pessoas sofrem de fome, disse o funcionário da ONU. Os nascimentos de quase um quarto de crianças menores de 5 não foram registrados, e 1,1 bilhão de pessoas vivem sem electricidade e a escassez de água afecta mais de 2 bilhões.

"Garantir o progresso na realização dos ODS será consideravelmente reforçado, certificando-se que as lições são partilhadas e as melhores práticas são replicadas", explicou ele, convidando os Estados-Membros a intensificar os esforços no acompanhamento e avaliar através de um processo participativo, com o pleno envolvimento do sector empresarial e da sociedade civil.

Acesse aqui o relatório completo (em inglês).

Para mais informações sobre o discurso do Secretário Geral, visite o site: https://sustainabledevelopment.un.org/