Sociedade Civil beneficia de uma formação sobre Desenvolvimento Humano no contexto da elaboração do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano de Angola

Jul 21, 2016

Luanda, 18 de Julho de 2016 – O Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Territorial em parceria com o Programa das Nações Unidas para o  Desenvolvimento (PNUD) em Angola durante este mês de Julho, tem vindo a desenvolver nas instalações da Escola Nacional de Administração de Angola (ENAD)  seminários de capacitação  sobre a elaboração do Relatório Nacional  de Desenvolvimento Humano. O treinamento foi desenvolvido por Glenda Gallardo, Conselheira Económica Sénior do PNUD em Angola com o apoio de duas especialistas em estatística da Fundação João Pinheiro do Brasil, as quais foram identificadas pelo escritório do PNUD Brasil.

“Angola, já conta com duas edições do seu Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano produzidas nos anos 2004 e 2005. O pais pretende retomar este processo de uma forma mais consolidada, reunindo metodologias que seguramente aumentarão  a sua qualidade como por exemplo o uso de dados estatísticos de qualidade. O  desenvolvimento não ocorre sem o Factor Humano ou o factor de produção do trabalho e  tem como finalidade exclusiva e objectiva melhorar as condições de vida da pessoa humana” referiu Milton Reis, Director Nacional do Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Territórial em representação de Pedro Luís da Fonseca, Secretário de Estado do Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Territórial na presença dos representantes da sociedade civil e dos membros da academia Angolana.

 

Esta segunda fase do seminário de capacitação visa fornecer instrumentos metodológicos e dotar os participantes de conhecimentos e habilidades, para a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano.

Reitera-se que depois deste treinamento que decorre de 4-22 de Julho do ano em curso, os beneficiários estarão mais habilitados para participar no processo de elaboração dos próximos Relatórios Nacionais de Desenvolvimento do país .

Ficha Técnica

O Desenvolvimento Humano é um processo de alargamento das escolhas das pessoas  na medida em que adquirem mais capacidades e usufruem de mais oportunidades para usar essas capacidades. Consequentemente, o Desenvolvimento Humano é tanto um processo como um resultado que implica que as pessoas influenciem o processo que molda as suas vidas. No seu todo, o crescimento económico é um meio importante para o Desenvolvimento Humano, mas não o seu objectivo final. Desenvolvimento Humano,significa a criação de capacidades humanas com o fim de que as pessoas melhorem  as suas vidas (Extracto do discurso do Director Nacional do Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Territórial editado pelos funcionários  do PNUD Angola)

Este processo requer a participação activa das pessoas e dos poderes do Estado.Para além do mais, o Desenvolvimento Humano baseia-se nos princípios da equidade, sustentabilidade, empoderamento, cooperação, segurança e produtividade. Angola registou um índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0.532.