PROMOVER A CAPACIDADE DAS MULHERES ANGOLANAS ATRAVÉS DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL (O.S.C.) – 2ª Fase

Jul 5, 2016

SOLICITAÇÃO DE PROPOSTAS DE FINANCIAMENTO DAS OSC - 2016

Actualmente, em Angola as mulheres têm legalmente garantidas as suas liberdades fundamentais. O Governo de Angola tem vindo progressivamente a enfatizar e a integrar a dimensão da igualdade de género nas suas políticas e programas, com o objectivo de reduzir as disparidades. Esta abertura política oferece espaço para uma maior afirmação das organizações da sociedade civil (OSC) vocacionadas para a questão de igualdade de género e empoderamento da mulher, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde se inserem. Estas OSCs/redes podem ser elementos catalisadores na promoção das questões relacionadas com a situação da mulher angolana.

O projecto “Promoção das Mulheres Angolanas Através das OSC” tem como objectivo capitalizar estas tendências positivas, atribuindo subvenções a OSC que procuram contribuir para a consciencialização e capacitação das mulheres no exercício dos seus direitos políticos, sociais e económicos na sociedade e, assim, contribuir para a realização dos Objectivos do desenvolvimento Sustentável (ODS). Este projecto, com início em 2012, alcançou um elevado nível de eficácia, tendo cumprido o seu objectivo geral e alinhado com as orientações políticas nacionais. Neste 4 anos, foram abrangidos 28 municípios de 12 províncias de Angola, beneficiando mais de 25.000 pessoas.

A 2ª fase do 2º ciclo do projecto (2016/2017) está planeada para estender o seu apoio às províncias do Sul da Angola (Huíla, Cunene e Namibe), que até ao momento não foram abrangidas, em particular às mulheres rurais desta região, afectadas pelas secas recorrentes, em parte consequência do fenómeno El Niño.

Esta região é caracterizada por sociedades agro-pastoris, assentes no gado, sendo a produção agrícola voltada, principalmente, para o auto-consumo. Desde 2008, a região sul de Angola é afectada por desastres naturais, com 4 anos consecutivos de inundações, seguidos por 4 anos de seca. Em 2015, 1,4 milhão de pessoas foram afectadas pelo fenómeno El Niño, 74% das quais encontram-se nas províncias de Cunene, Huila e Namibe.

Período de recepção de candidaturas: 05 a 20 de Julho de 2016;

As decisões serão anunciadas até 31 de Julho de 2016.

Para informações detalhadas sobre o Concurso, consulte o link: SOLICITAÇÃO DE PROPOSTAS DE FINANCIAMENTO DAS OSC - 2016