PNUD Angola e Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Territorial promovem diálogo com a Academia Angolana em volta dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis

Jun 28, 2016

Luanda, 28 de Junho de 2016 – O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) em Angola em parceria com o  Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, realizou durante a tarde de terça-feira um diálogo aberto sobre ‘’Potenciais Parcerias com a Academia Angolana para apoiar Angola no alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Este diálogo  contou com a participação de mais de  vinte representantes da Academia Angolana.

A sessão de abertura  foi presidida pelo Dr. Henrik Larsen, Director do PNUD acompanhado  pelo Dr. Milton Reis, Director Nacional do Planeamento em representação do Ministério do Planeamento e Desenvolvimento  Territorial e pela Economista Sénior do PNUD, Dra. Glenda Gallardo.

‘’O processo de implementação dos ODS será conduzido pelo Governo Angolano. Mas Angola precisa da participação de todos os actores nacionais, internacionais, sociedade civil, a Academia e o sector privado. A comunidade Académica é sempre fonte de inovação. Esta inovação é muito importante quando contribui para  melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de uma nação.

Entre os acordos do diálogo realizado pode se referir: a) a concepção de uma rede académica ao redor dos ODS; b) começar com uma série de apresentação dos ODS anível das Universidades em Angola; c) apoiar o Governo de Angola na priorização dos ODS na Agenda Nacional e d) identifição de possíveis linhas de investigação.

De salientar que actividade tomou lugar na sequência da implementação da Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui um conjunto de 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS), 169 metas e 231 indicadores, para acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça e combater as alterações climáticas até 2030, adotada pelos 193 estados membros das Nações Unidas.