É estudante ou docente/professor interessado na criação de um futuro sustentável? Junta-se a #PrimeiraGeração Angola!

May 9, 2016

Em Setembro de 2015, 193 Estados Membros das Nações Unidas (ONU), incluindo Angola, reuniram-se na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque e aprovaram a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 (Agenda ODS 2030), que compreende 17 metas e 169 indicadores. Para apoiar a disseminação global desses objetivos, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia lançou a iniciativa global "Primeira Geração”. Em Angola, esta iniciativa está a ser promovida pela Embaixada da Suécia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Angola (PNUD), através do "Concurso de Inovação PrimeiraGeração Angola". Este concurso está aberto a estudantes universitários que são convidados a propor " formas inovadoras que as TICs podem ser aplicadas para propulsionar a realização dos ODS em Angola'. Docentes universitários e/ou professores poderão participar como conselheiros aos estudantes e como candidatos para representar Angola no evento global da “PrimeiraGeração” na Suécia.

Uma oficina ‘PrimeiraGeração’ será realizada no dia 2 de Junho de 2016, na qual os candidatos receberão instruções e orientações sobre os ODS e as TICs para ajudá-los a aprimorar as suas ideias e propostas que submeterão ao concurso. Para participar nesta oficina, estudantes matriculados em universidades Angolanas são convidados a submeter um perfil pessoal com os seguintes dados:

1.       Nome completo

2.       Idade

3.       Categoria: estudante ou docente/professor

4.       Nome da universidade

5.       2-3 linhas sobre o seu entendimento e interesse em ODS e a relevância das TICs na realização dos ODS em Angola.

Para submeter o seu perfil, usa o seguinte endereço electrónico: firstgeneration.angola@gmail.com até o dia 25 de Maio de 2016.

Três propostas vencedoras serão premiadas e reconhecidas com certificados de mérito durante uma cerimônia de premiação que realizar-se-á numa fase posterior. Adicionais 5 melhores propostas serão reconhecidas e publicadas online pelo PNUD e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia, com a devida permissão dos autores.

Docentes universitários/professores são especialmente convidados a submeter um perfil pessoal para, por via de uma selecção, participarem na oficina ‘PrimeiraGeração’. Os docentes/professores que participarem terão a oportunidade de abordar e interagir com mais profundeza com os facilitadores ou peritos em ODS e TICs e as suas implicações para o desenvolvimento nacional, a sua integração no processo de ensino e como a presente geração de estudantes pode ser inspirada sobre a Agenda ODS 2030. Os educadores também terão a oportunidade de serem nomeados para representar Angola no evento global ‘PrimeiraGeração’ em Outubro na Suécia.

Siga-nos (#FirstGeneration Contest) através do Facebook e Websites da Embaixada da Suécia e PNUD.