Angola convida Perito em direitos humanos da ONU para avaliar situação dos migrantes no país

May 3, 2016

Luanda, 3 de Maio, 2016. O Relator Especial das Nações Unidas sobre os direitos humanos dos migrantes, François Crépeau, visitará Angola de 3 a 10 de maio 2016 para avaliar os actuais programas, politicas e leis migratorias do país.

“Durante a última década, Angola experimentou modelos complexos de migração que são compostos por migrantes regulares e irregulares, bem como requerentes de asilo”, disse o Sr. Crépeau. “Entender como Angola está  respondendo ao crescente número de migrantes será o foco da minha visita ao país”.

Durante os sete días de missão, o perito independente em direitos humanos se reunirá com representantes do Governo responsáveis pela gestão das fronteiras, com a sociedade civil, sindicatos, organizações internacionais e com migrantes em Luanda, Cabinda e Lunda Norte. Ele também visitará centros de detenção.

No final da missão, o Sr. Crépeau compartilhará suas conclusões preliminares numa Conferência de Imprensa no dia 10 de Maio de 2016 às 10:00, no Hotel Continental, R. Rainha Ginga 18, Luanda, cujo acesso à conferência de imprensa é estritamente limitado a jornalistas.

O Relator Especial apresentará um relatório final sobre a visita ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em junho de 2017.