Mensagem da Administradora do PNUD para o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março de 2016

Mar 8, 2016

Neste dia Internacional da Mulher, o mundo está bem posicionado para avançar na igualdade de género. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no ano passado, afirma que a igualdade de género não é apenas um direito humano, mas também uma base necessária para um mundo pacífico e inclusivo. A igualdade de género é um  foco ddos dezassete 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que também está integrado nas outras metas, reflectindo o consenso crescente de que a igualdade de género não é apenas um objetivo digno no seu próprio direito, mas também um factor de progresso em todas as metas de desenvolvimento.

Ao fechar as disparidades de género no mercado de trabalho, educação, saúde e outras áreas, podemos reduzir a pobreza e a fome, melhorar a nutrição e a educação das crianças, e impulsionar o crescimento inclusivo. Não é uma opção, mas um imperativo: não abordar as desigualdades de género e discriminação contra as mulheres tornará impossível o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Por esta razão devemos prestar atenção ao tema do Dia Internacional da Mulher deste ano: Planeta 50-50 em 2030: intensificar-se para a Igualdade de Género.
Chegar ao Planeta 50-50,
requer a realização  fundamental da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que é "deixar ninguém para trás." Mulheres e meninas não devem ser deixadas para trás quando se trata de educação, trabalho decente, salários equitativos, e decisão em todos os níveis de governo. Elas não devem ser deixadas para trás quando se trata de direitos legais e acesso a serviços - incluindo a água potável e saneamento, bem como a protecção contra a violência baseada no género.

Na próxima semana, a 60ª Comissão sobre o Status das Mulheres se reunirá em Nova Yorque Os debates incidirá sobre o empoderamento das mulheres e sua ligação com o desenvolvimento sustentável. Com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o roteiro para alcançar a igualdade de género e o empoderamento das mulheres é claro.

Vamos comemorar o Dia Internacional da Mulher, intensificando nosso compromisso para tornar o desenvolvimento sustentável uma realidade e não deixar nenhuma mulher ou menina para trás.