Declaração do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon

Dec 4, 2015

5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntariado

Neste dia, celebramos o poder do voluntariado. Ser voluntário  estimula a criatividade, extrai força das nossas paixões e nos conecta à aqueles que mais precisam de nós.

O voluntariado é um fenômeno global que transcende fronteiras, religiões e divisões culturais. Voluntários incorporam os valores fundamentais de comprometimento, inclusão, engajamento civil e senso de solidariedade.

Durante a crise do ebola na África Ocidental, voluntários comunitários, voluntários internacionais e Voluntários das Nações Unidas foram cruciais para a resposta. Um espírito similar de voluntariado e solidariedade tem se mostrado presente no enfrentamento da crise atual de refugiados e do terremoto devastador deste ano no Nepal.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável recentemente adotados oferecem outra oportunidade para pessoas demonstrarem solidariedade por meio do voluntariado. Todos nós podemos contribuir para a realização da perspectiva da Agenda 2030 de erradicar a pobreza.

Hoje, Dia Internacional do Voluntariado, agradeço aos mais de 6.300 Voluntários das Nações Unidas e aos 11 mil Voluntários Online das Nações Unidas que ajudam milhões de pessoas a a fazerem acontecer a mudança pela sustentabilidade e a paz. Eu também menciono e saúdo o bilhão de voluntários comunitários de todo o mundo.

Ao celebrarmos o Dia Internacional do Voluntariado, vamos nos esforçar para oferecer o melhor da força do voluntariado para construir um mundo ma