1 de Dezembro Dia Mundial de Luta contra a SIDA - tomada de posse da nova Embaixadora da Boa Vontade da ONUSIDA em Angola

Nov 27, 2015

Luanda, 27 de Novembro de 2015 - A 1 de Dezembro de cada ano, assinala-se, em todo o mundo, o Dia Mundial de Luta contra a Sida. O Dia Mundial da luta contra a SIDA serve para relembrar a todos que a epidemia ainda está presente em toda a parte do globo, e constitui também uma oportunidade para um renovar de compromissos dos diferentes atores no seu combate, tendo como base o tema global de 2015 “Acabar com  a SIDA como parte dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Neste contexto, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o VIH e SIDA (ONUSIDA) em parceria com o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Luta Contra a SIDA (INLS) e da Rede Angolana das Organizações de Serviços de SIDA (ANASO) em Angola, tem a honra de anunciar a Comemoração desta efeméride e a tomada de posse da cantora angolana Yola Semedo, como a nova Embaixadora da Boa Vontade para a luta contra o VIH e SIDA em Angola, 2015-2016.  

A cerimónia de tomada de posse terá lugar no Dia Mundial de luta contra a SIDA (1 de Dezembro de 2015), no Palácio dos Congressos, em Luanda, às 9 horas, sob lema “Jovens Unidos para uma Geração livre da SIDA”, adoptado por Angola.

Destaca-se que no seu novo papel como Embaixadora, Yola apoiará o Governo de Angola e a ONUSIDA na implementação da Estratégia Global e o Plano Nacional de Aceleração da Resposta ao VIH e SIDA, especialmente entre as mulheres, adolescentes e jovens em Angola. Yola tem vindo a apoiar uma variedade de causas sociais, especialmente entre a geração mais jovem em várias ocasiões ao longo de sua carreira musical. Participou em vários festivais e galas ao lado de artistas de renome internacional, tais como Salif Keita, Manu Dibango, Ismael Lo, Lucky Dube, Brenda Fassie, Yvonne Chaka Chaka, Michael Jackson, John Legend e outros.

 "Tenho a certeza que Yola Semedo, com o seu enorme talento, irá incentivar os jovens a melhorar os seus conhecimentos sobre a epidemia do VIH e a tomar as melhores decisões para o seu futuro", reiterou a Dra. Sihaka Tsemo, Directora da ONUSIDA em Angola.

"Estou orgulhosa e honrada de trabalhar com a ONUSIDA neste novo papel para ajudar a acabar com a epidemia do VIH e SIDA até 2030 em Angola, e sobretudo porque a sensibilização ajuda a prevenir novas infecções pelo VIH entre os jovens. Garantir o acesso aos serviços de VIH e SIDA aos jovens, é investir em um futuro mais saudável para as gerações futuras", manifestou Yola Semedo.

De realçar que várias actividades estão previstas para a comemoração desta importante efeméride, dentre as quais destacam-se: i) Marcha de Solidariedade contra a SIDA (dia 28/11/2015); as 9 horas a partir da Cidadela até à Praça da Família; ii) Encontro com a Equipa das Nações Unidas em Angola para a apresentação da nova Embaixadora da Boa Vontade para a Luta contra o VIH e SIDA em Angola, 2015-2016, cantora angolana Yola Semedo (dia 30/11/2015); e iii) O Acto Central das comemorações do Dia Mundial de luta contra a SIDA e a tomada de posse da cantora angolana Yola Semedo, como a nova Embaixadora da Boa Vontade para a luta contra o VIH e SIDA em Angola, 2015-2016, 1 de Dezembro, Palácio dos Congressos, em Luanda.