Construção da Resiliência e Preparação aos Desastres para uma Recuperação Resiliente

Nov 19, 2015

19 Novembro 2015

Para reforçar as capacidades locais para uma recuperação resiliente antes e depois de um desastre, de Outubro a Novembro deste ano, sob a liderança da Comissão Nacional de Protecção Civil (CNPC), os formadores do Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) apoiados pelo especialista em Recuperação Resiliente do PNUD, realizaram 4 seminários provinciais e 6 seminários municipais sobre a Construção da Resiliência e Preparação aos Desastres para uma Recuperação Resiliente nas Províncias de Cunene, Huíla, Namibe e Benguela. Como resultado, um total de 350 membros das Comissões Intersectoriais de Protecção Civil a nível Provincial e Municipal foram formados sobre conceitos e ferramentas básicas para o planeamento de recuperação resiliente pré e pós-desastre.

Antes dos seminários de formação provinciais e municipais, em Agosto, o CNPC organizou o Seminário Nacional sobre o Avaliação das Necessidades Pós-Desastre (PDNA) e Planeamento para uma Recuperação Resiliente Pré-Desastre (Pre-DRP), onde participaram mais de 40 membros dos sectores dos ministérios da CNPC, selecionados a nível nacional entre a SPCB, as Comissões Provinciais de Protecção Civil e as Agências das Nações Unidas. Após o seminário nacional, a CNPC realizou uma missão na província de Benguela afectada pelas inundações para ajudar o Governo Provincial na realização do planeamento de recuperação rápido e PDNA. Além disso, 2 Técnicos do SPCB, que participaram nas capacitações fornecidas pelo Especialista em Recuperação Resiliente do PNUD, passaram a ser Formadores e realizaram os Seminários Provinciais e Municipais na Construção de Resiliência, Pré-DRP e PDNA.

Através dos Seminários, as Comissões Provinciais de Protecção Civil de Cunene, Huíla e Namibe avançaram com a implementação das estratégias-piloto de construção de resiliência 2015-2017, identificando os grupos vulneráveis ​​e as possíveis acções para melhorar a sua capacidade de resiliência a nível local. Além disso, com o apoio do Especialista em Recuperação Resiliente do PNUD, a CNPC desenvolveu a Avaliação das Capacidades sobre as Necessidades de Recuperação do Governo ao nível politico e institucional, a lista de RRD e de peritos nacionais em recuperação, fornecendo informações básicas úteis para a CNPC, no âmbito de planificar e implementar intervenções estratégicas para aumentar ainda mais as capacidades de recuperação pré e pós-desastres, tanto a nível nacional e local.

Com base nos seminários locais deste ano preparados no terreno, a CNPC pretende preparar Planos Pré-desastres de Recuperação Resilientes nas províncias piloto em 2016.

As actividades do projeto são financiados pelo Governo do Japão e implementado pelo CNCP com o apoio técnico do PNUD.

Please, read the article in english version.