Ministério do Urbanismo e Habitação procede a abertura oficial do Escritório do UN-HABITAT em Angola

Oct 30, 2015

Luanda, 30 de Outubro de 2015 - O Ministério do Urbanismo e Habitação promove nos dias 30 e 31 deste mês, uma jornada nacional de reflexão sobre o Habitat, no quadro do Dia Mundial das Cidades, a decorrer sob o lema “Tornar as Cidades Inclusivas, Seguras, Resilientes e Sustentáveis”.

A referida jornada contempla a abertura dos Escritórios do UN Habitat em Angola que foi presidida oficialmente pela Sua Excelência Ministro do Urbanismo e Habitação, José António da Conceição e Silva e contou também com intervenções da Chefe do Gabinete de Inspecção Geral do MIREX, da Representante do ONU-SIDA, Sihaka Tsemo, em representação do Coordenador Residente das Nações Unidas em Angola, do Representante do UN-HABITAT em Angola, Thomaz Ramalho, bem como a presença do Representante da UNICEF em Angola, Francisco Songane, de Membros do Executivo Angolano, funcionários das demais Agências das Nações Unidas em Angola, representantes do mundo académico, do sector privado e da sociedade civil.

Para Sihaka Tsemo, ao reconhecer a importância do evento, sublinhou que “UN-HABITAT e as Nações Unidas saúdam e agradecem o Governo Angolano pelo financiamento dos programas da ONU no país: a PNOTU (Política Nacional do Ordenamento do Território e Urbanismo), que tem sido desenvolvida com o apoio da UN-Habitat, foi totalmente financiada pelo Governo de Angola, através do MINUHA. Aproveitamos esta oportunidade para parabenizar Angola pela sua entrada no Conselho Governativo do UN-HABITAT nos próximos cincos anos, nesta altura em que comemoramos os 70 anos da ONU. Agradecemos também pelo apoio logístico do Governo angolano para as operações da ONU no país com o apoio logístico que o MINUHA tem dado ao UN-Habitat, desde as instalações do escritório até o alojamento da sua equipe. Esperamos que este apoio seja estendido a outras agências das Nações Unidas, sendo que MINUHA é o Ministério apropriado para abordar esta questão” referiu.

De sublinhar que que todas as actividades alusivas ao Dia Mundial das Cidades serão orientadas pelos ministros do Urbanismo e Habitação, José António da Conceição e Silva, e da Administração do Território, Bornito de Sousa e pela Vice-Governadora da Província de Luanda para a Área Técnica, Njila de Carvalho. Para o dia 31 está prevista a realização de uma palestra sobre o Plano Director Geral Metropolitano de Luanda, a ser realizada no edifício do Instituto Geográfico Cadastral de Angola (IGCA).