Nova iniciativa em marcha assinada pelo PNUD para promover cadeias de valor da produção agrícola no município de Cacuso, Malange

Sep 23, 2015

Malanje, 23 de Setembro de 2015 – Paolo Balladelli, Representante Residente do PNUD em Angola e Carlos António Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento do Pólo Agroindustrial de Capanda (SODEPAC) assinaram hoje no município de Cacuso, Malanje, um acordo que visa apoiar e incrementar de forma sustentável a riqueza nas comunidades rurais.

Kukula Ku Moxi que em Kimbundo significa “Crescer Juntos” é um "Programa de Desenvolvimento Integrado que congregou inicialmente cerca de 110 famílias em 2010 com apoio da Odebrecht e da SODEPAC, estando agora numa fase de franca expansão na província de Malanje e possivelmente em outras províncias angolanas.

O PNUD por meio do Agribusiness Supplier Development Programme (ASDP) visa apoiar essa população rural na geração de renda e capital social para pequenos produtores e camponeses, o que irá permitir a sua inserção estável no mercado.

“O melhoramento da atividade produtiva e a ligação dos camponeses com os grandes mercados agroindustriais é um fator essencial de desenvolvimento para as comunidades rurais em Angola – afirmou Balladelli no momento da assinatura – e um componente essencial da luta contra a pobreza e da diversificação da economia”.

O apoio à formação dos camponeses, aconselhamento, acesso aos produtos, organização e padronização dos processos de produção e de parceria com os compradores estão baseados no autodesenvolvimento, no cooperativismo e tem como enfoque as mulheres e os jovens.

“Estes factores – remarcou o Representante Residente do PNUD – são todos elementos essenciais de modernização que permitem, se bem trabalhados com os pequenos produtores, atingir o objetivo da sua sustentabilidade financeira e operacional”.

A iniciativa também conta com o regulamento do selo "Empresa Amiga da Agricultura Familiar", uma estratégia de marketing e de identidade visual da campanha "Mercado Solidário".