Avaliação Rápida e Análise de Lacunas | Angola

2015 24 Mar 2016 88 pages
image

O relatório “Avaliação Rápida e Análise de Lacunas” expõem as contribuições de Angola para a iniciativa global para alcançar “Energia Sustentável para Todos” (Sustainable Energy for all – SE4ALL, em inglês) até o ano de 2030. Os principais objectivos desta iniciativa estão ligados em assegurar o acesso universal a serviços energéticos modernos; duplicar a taxa de melhoria da eficiência energética; e duplicar a quota de energias renováveis no mix energético global.

O Governo de Angola, através do Ministério de Energia e Águas, solicitou ao Centro Africano da SE4ALL o apoio técnico para o processo de implementação da iniciativa. O PNUD, como membro do Centro Africano, facilitou o processo e contribuiu em estreita colaboração com o Ministério na realização de uma avaliação rápida e uma análise de lacunas no sector energético. Este estudo marca o primeiro passo rumo a implementação da Iniciativa e deve ser utilizado como um documento de referência.

O estudo incluiu uma análise da situação e estabeleceu uma linha de base com dados de referência sobre a produção de energia sustentável, distribuição e utilização, e englobou uma avaliação das iniciativas nacionais em três áreas: (1) acesso universal à electricidade, combustíveis limpos e dispositivos para cozinhar/aquecimento; (2) melhoria da eficiência energética; e (3) aumento da quota de energias renováveis na matriz energética nacional e análise dos pontos fortes e fracos em áreas específicas, como política, planeamento, instituições, finanças, monitoramento (dados e prestação de contas), capacidade e parcerias.